Noticias

Acompanhe as Noticias do Maanaim de Linhares.

Embiruçu

1 – Descrição geral

Data do plantio: 01 dezembro de 2019

Nome científico: Pseudobombax grandiflorum (Cav.) A. Robyns

Nomes populares: embiruçu; imbiruçu; buruçu; imburuci; imbiruçu da mata; paina do campo; paineira lisa; cedro de água; paina amarela; paineira amarela; paina de arpoador; imbiruçu do cerrado.

Família: Malvaceae

É nativa no Brasil? Sim

2 – Conhecendo as plantas por fotos

Caule, à esquerda em uma muda, e ao centro e à direita em setembro de 2023, em plantas com três anos e 10 meses (As fotos não estão em escala).
Folhas compostas, que contêm de 4 a 11 folíolos, à esquerda folhas em desenvolvimento e à direita, completamente desenvolvida (As fotos não estão em escala).
Flores em agosto de 2023, em plantas aos três anos e 10 meses, mostrando, da esquerda para a direita, totalmente aberta até a queda das pétalas (As fotos não estão em escala).
Frutos em fase final de desenvolvimento, à esquerda e completamente desenvolvidos ao centro e à direita (As fotos não estão em escala, mas a noção de tamanho pode ser vista na foto da esquerda onde percebe-se a mão de um adulto).
Frutos com liberação da paina (pelos) na esquerda e ao centro e sementes à direita, extraídas de frutos coletados em plantas em setembro de 2023, com três anos e 10 meses (As fotos não estão em escala, mas a noção de tamanho, para o fruto, pode ser vista na foto da esquerda onde percebe-se a mão de um adulto).

3 – Educação Ambiental – Trilha Ecológica

Educação ambiental à sombra de uma paineira, à esquerda, e demonstração de um produto do embiruçu, um travesseiro feito de paina durante o 5° Unidos em Família (13 janeiro de 2024, ao centro) e 6° Unidos em Família (27 janeiro de 2024, à direita).

4 – Alguns usos da espécie

O embiruçu é espécie ótima para plantios em áreas degradadas de preservação permanente. É recomendada, também, para revegetação natural de voçorocas.

No que se refere à madeira, por ser muito leve e suseptível ao ataque de cupins, é recomendada apenas em caixotaria leve e em fabricação de muletas, painéis, embalagens e tamancos. No entento, a madeira é adequada para fabricação de papel.

As flores são ricas em néctar e servem de alimentação de macacos-pregos.

A paina que envolve as sementes pode ser utilizada para encher colchões, almofadas e travesseiros.

Fonte de consulta:

As fotos – do acervo do Maanaim de Linhares

CARVALHO, Paulo Ernani Ramalho. Embiruçu: Pseudobombax grandiflorum. In: _____ (org.). Espécies arbóreas brasileiras. v.2. Colombo-PR: Embrapa Florestas, 2006. p. 219-226.

LORENZI, H. Pseudobombax grandiflorum (Cav.) A. Rab. In: _____ (org.). Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. v.1. Nova Odessa, SP: Plantarum, 1992. p.67.

Pseudobombax grandiflorum (Cav.) A. Robyns. Disponível em: <https://www.gbif.org/species/7296187>. Acesso em: 23 mai. 2024.

Pseudobombax in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB9195>. Acesso em: 17 mai. 2024

speciesLink network. Disponível em:<https://specieslink.net/search/>. Acesso em 16 jul 2023.

Outras Notícias

Sustentabilidade

Cacau

Redes Sociais